Alguém já ouviu falar em Manoel Francisco Basílio?! Talvez se eu falar em Manoel do Côco, alguma lembrança pode vir a sua mente, ele era considerado um dos maiores repentistas do país. Nasceu no município de Barcelona,
no interior do Rio Grande do Norte. Em 1997, lançou o CD Emboladas,
onde interpretou as emboladas Calor da vaquejada, Cheiro de gado, Cheiro
do Norte, Compadre Bill, Jogo dos bichos, Saudades do Nordeste, Sou de
Natal e Sou rei da noite, todas de sua autoria. A partir da repercussão
desse disco,Manoel do Côco, fez muitas participações em programas da Rede Globo, levando a cultura potiguar para o país inteiro, um apaixonado e lutador na preservação da cultura popular do RN.
O repentista faleceu em 02 de janeiro de 2015 deixando sua marca na cultura norte-rio-grandense.
Mas alguns devem estar se perguntando o que é repentista, repente, embolada?! Para esclarecer essas dúvidas, abaixo trechos do site Wikipedia, detalhando tudo sobre esse ofício tão rico na cultura popular brasileira:
Repente (conhecido também como Cantoria) é uma arte brasileira baseada no improviso cantado, alternado por dois cantadores, daí o nome repente. O Repente na Cantoria de viola é desenvolvido por dois cantadores acompanhados por violas na afinação nordestina. Especialmente forte no nordeste brasileiro, é baseado no canto alternado que se dá em forma de improviso poético – a criação de versos "de repente".[1] A origem do repentista brasileiro tem suas raízes na região de Teixeira, na Paraíba, século XIX.
O repente possui diversos modelos de métrica, predominando os versos heptassílabos e decassílabos. A rima usada é a rima perfeita. Há dezenas de modalidades do repente, entre elas a sextilha, o martelo agalopado e o galope à beira-mar.
Quando o instrumento usado é o pandeiro, o gênero artístico é denominado coco de embolada, o ritmo é mais rápido e não necessariamente deve predominar o improviso. A embolada mescla improvisos e estrofes pre-existentes. Há também o aboio[1] que pode ser improvisado, mas não obrigatoriamente, e a glosa, que é o improviso declamado. Todos esses gêneros artísticos nordestinos se baseiam em métrica, rima e oração poética. O extremo rigor quanto à métrica e à rima perfeita são característicos na Cantoria dos repentistas violeiros.
Há diversos outros gêneros artísticos brasileiros que usam em alguns momentos o improviso cantado, mas não se baseiam exclusivamente no improviso como é o caso do Repente ou Cantoria. Dentre eles o Calango, o Maracatu e o Rap.
Texto retirado do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Repente
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para melhoria deste Blog deixe o seu comentário, ficaria muito feliz em saber a sua opinião.